domingo, 26 de setembro de 2010

Miguel Rio Branco

          Dentre as diversas obras de arte expostas no Inhotim, um espaço me chamou a atençao desde a primeira visita ao site.Na verdade, nao é apenas uma obra e sim, um conjunto de obras que formaram um pavilhão com o próprio nome do artista, Miguel Rio Branco. Além do pavilhão ter despertado muito minha curiosidade, o que me interessou muito foi o  vasta área de atuação do artista, que trabalha com áudio visual, publicações, pintura, desenho, fotografia e instalações. Além disso, é um artista muito presente e importante para a  arte contemporânea mundial, tendo suas obras expostas em diversas partes do mundo.            (Imagem do pavilhão abaixo)

       
  Miguel da Silva Paranhos do Rio Branco nasceu em 1946 em Las Palmas de Gran Canaria , na Espanha, atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro.Iniciou sua carreira em 1964, quando tinha apenas 18 anos,em uma exposicao em Berna, Suiça. Em 1966 estudou no New York Institute of Photography  e em 1968 na Escola Superior de Desenho Industrial , no Rio de Janeiro.Já em 1970 começou a trabalhar como fotógrafo e diretor de   curtas e longas metragens o que o tornou uns dos melhores fotojornalistas de cor. É correspondente do Magnum Photos desde 1980.Nessa época seu trabalho passou a ser aclamado internacionalmente, recebendo portanto vários premios e homenagens, como o Grande Premio da Primeira Trienal de fotografia no Museu de Arte Moderna de Sao Paulo e o Premio Kodak de La Critique Photographique, em 1982 na França.Nos últimos 20 anos seu trabalho fotográfico foi exposto em vários lugares como o  Centre George Pompidou em Paris,na Bienal de Sao Paulo,e em outros museus em Paris, Nova Iorque , Amsterdam e Rio de Janeiro.

Miguel dirigiu 14 curta metragens e fotografou 8 longas,seu trabalho mais recente  é o filme "Uma avenida chamada Brasil"de 1988. Ganhou o premio de melhor fotografia em "Memoria Viva" e "Aboliçao" entre outros.Suas fotografias foram publicadas em diversas revistas importantes como a National Geographic e a Geo. Publicou também quatro livros : Dulce Sudor Amargo, Nakta, Miguel Rio Branco e Silent Book.


  ( Fotografias expostas no pavilhão)


entrevista de Miguel Rio Branco sobre suas obras no youtube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário